COMO APRENDER E ENSINAR A TABUADA – 4 Propostas de Trabalho com Significados para Professores, Estudantes e Responsáveis

Introdução

O seu desejo é aprender ou ensinar a tabuada?

Se a sua resposta é sim então você está no lugar certo.

Quando começamos a aprender a tabuada nós usamos dois dos sentidos humanos: a visão e a audição.

É dessa forma que a informação chega até o nosso cérebro e fica depositada no interior de nossa mente.

Uma vez que a tabuada já foi ouvida, lida, e se instalou em nosso cérebro, é lógico concluir que já aprendemos. Correto?

Infelizmente como sabemos as coisas não são simples assim, se fosse, você não estaria lendo este post e nem eu estaria aqui escrevendo. Concorda comigo?

O que ocorre é que a informação recém adquirida precisa ser solidificada em nossa mente para ser recuperada posteriormente.

E como podemos solidificar a informação para podermos recuperá-la sem esquecimentos?

Nesse momento entra em ação a fala e a escrita. É por meio da oralidade e do registro manual que podemos avaliar se a aprendizagem ocorreu de forma efetiva e duradoura.

Mostrarei nesse artigo como colocar em ação esses quatro mecanismos para memorizar os resultados das tabuadas e poder usá-los de maneira efetiva.

Que fique claro que nenhum sentido ou método é mais importante que outro.

O que ocorre é que para algumas pessoas um método é mais fácil para a aprendizagem enquanto que outras maneiras tornam o processo de aprender mais difícil.

Veja algumas formas preferidas de aprender:

Formas Preferidas de Aprender

Preparado? Se sim, então vamos em frente.

Estimulando a visão e a audição

Olho

Através da nossa visão a tabuada pode ser observada na lousa, no livro, no caderno, no celular, no computador, na TV, enfim numa infinidade de mídias.

Orelha

Com o sentido da audição a informação é recebida e processada em nossa mente. Assimilamos informações quando ouvimos a professora, o colega, a própria voz.

Há também os recursos tecnológicos como um canal do Youtube, o celular, o computador, a TV, etc. Essas são fontes importantes para a aprendizagem.

Estimulando a fala e o tato

Boca

A fala é usada como instrumento de comunicação, no entanto, você já se pegou falando sozinha(o)?

Ouvir a própria voz é um recurso valioso para memorizar algo. Pense nos atores. Eles lêem em silêncio e também em voz alta para lembrar as falas de seus personagens.

Mão

O tato é o terceiro sentido que usaremos para nossa aprendizagem.

Você o utiliza, por exemplo, quando escreve. Esta escrita pode ocorrer no caderno, na lousa, numa apostila, digitando no celular ou no computador.

A manipulação de objetos como material dourado, cartões, dados, jogos de tabuleiro, contar nos seus próprios dedos ou nos dedos do colega são estímulos ao tato, e consequentemente, também estimulará a memória.

Para você que chegou até aqui meus parabéns! Vamos continuar e entender os caminhos e possibilidades para a efetiva aprendizagem.

Antes de prosseguir, vamos refletir e responder a pergunta a seguir:

Aprender é Fácil ou Difícil?

E então? Qual a sua opinião?

Esse professor que vos fala acredita que adquirir novos conhecimentos não é um processo fácil. Entretanto, eu não sou, e nem pretendo ser, o dono da verdade.

Não estou aqui para vender facilidades. Se você quiser facilidades acesse o link externo a seguir e compre o método tabuada fácil.

O autor promete um aprendizado fácil. Se é isto que você deseja clique no link e interrompa a leitura desse post.

Pelo jeito você continua nesse post e acreditando nesse professor. Vamos em frente sem demora.

Algumas pessoas aprendem com facilidade, a maioria não

Se você é um estudante ou responsável por alguém, você chegou até aqui por algum problema ou dificuldade na aprendizagem da tabuada. Então tenha certeza que:

Para todo problema há uma solução

Eu vou te ajudar a encontrar a solução.

Continue trilhando nesse caminho.

Quem ensina aprende, quem aprende também ensina

Vamos analisar as três questões que eu coloco a seguir.

  • Pode uma criança de 8 anos que ainda está aprendendo a tabuada de adição “ensinar” uma de 10 anos que está aprendendo a multiplicação ou divisão?
  • Um pai, mãe ou responsável que não sabe a tabuada, pode auxiliar a quem também não sabe?
  • Pode um professor organizar sua turma e sua dinâmica de aula, de tal forma que os alunos auxiliem uns aos outros na aprendizagem da tabuada?

A resposta que eu dou a essas três perguntas é sim.

Continue lendo este artigo que vou lhe mostrar como colocar em prática as ideias acima.

E, finalmente (ufa!), vamos começar com a primeira sugestão de trabalho.

Proposta 1

Organizar Duplas

A formação de duplas gera interação. Se a criança não aprendeu a tabuada sozinha essa interação é fundamental para o seu desenvolvimento.

Para a criança, adolescente ou adulto que já memorizou a tabuada sozinha ela pode através da interação em dupla aprimorar seus conhecimentos e gerar empatia.

O trabalho em dupla gera empatia tanto para quem “ensina” como para quem aprende.

Imprimir

Em primeiro lugar você deve saber que existem outras tabuadas além da tabuada de multiplicação.

Inicie o trabalho imprimindo uma tabuada com a resposta e outra sem a resposta.

  1. Adição – conta de mais
  2. Subtração – conta de menos
  3. Multiplicação – conta de vezes
  4. Divisão – conta de dividir
  5. 4 Operações – Quatro Operações juntas

1. Adição – conta de mais


Tabuada da Adição

Agora imprima a mesma tabuada porém sem a resposta. Imprimir

Você deve ter reparado que em cada folha há quatro tabuadas iguais. Recorte-as e deixe separadas.

Para desafiar o estudante e não deixar essa atividade ficar muito repetitiva, experimente imprimir essa mesma tabuada na ordem:

Se você já imprimiu e o seu desejo é praticar agora a tabuada da adição, avance para o próximo passo e forme as duplas.

2. Subtração – conta de menos


Tabuada da Subtração

Imprima a mesma tabuada porém sem a resposta. Imprimir

Tabuadas da Subtração fora da ordem:

Se você já imprimiu e o seu desejo é praticar agora a tabuada da subtração, avance para o próximo passo e forme as duplas.

3. Multiplicação – conta de vezes


Tabuada da Multiplicação

A mesma tabuada porém sem a resposta. Imprimir

Tabuadas da Multiplicação fora da ordem:

Se você já imprimiu e o seu desejo é praticar agora a tabuada da multiplicação, avance para o próximo passo e forme as duplas.

4. Divisão – conta de dividir


Tabuada das 4 Operações

Imprima a tabuada porém sem a resposta. Imprimir

Tabuadas da Divisão fora da ordem:

5. Quatro Operações juntas


Tabuada da Divisão

Imprima a tabuada porém sem a resposta. Imprimir

Tabuadas das 4 Operações fora da ordem com a resposta:

Tabuadas das 4 Operações fora da ordem sem a resposta:

Formar as Duplas

  1. Organize um desafio em duplas.
  2. Estipule um tempo para o estudo individual.
  3. Estipule um tempo para a brincadeira em dupla.
  4. Pode-se jogar de duas maneiras:
    1. Na primeira um dos participantes segura a tabuada com a resposta e, pergunta ao desafiante que não pode consultar a tabuada para responder.
    2. Na segunda maneira o desafiante segura a tabuada sem a resposta, faz a pergunta, calcula a resposta mentalmente e diz a resposta para o outro que está com a resposta em mãos, esse por sua vez vai conferindo e confirmando ou corrigindo.
  5. Muito importante: A pergunta e também a resposta devem ser feitas em voz alta, com convicção e completa.
    Por exemplo 4 + 5 = 9. Pergunta: “quatro mais cinco é igual a”. Resposta: “quatro mais cinco é igual a nove”.
  6. As duplas podem ser formadas por:
    1. Estudantes de uma mesma classe.
    2. Irmãos, primos ou vizinhos, mesmo que sejam de idades muito diferentes.
    3. Pais ou Responsáveis formando par com seus filhos.

Ninguém sabe tudo. Todo mundo sabe alguma coisa. Com todos juntos há o conhecimento total

Conceitos da Primeira Tarefa

  • Com a tabuada em mãos é possível fazer a leitura, com isso estamos ativando o tato e a visão.
  • Ao ouvir e falar a tabuada estamos ativando o sentido da audição.

Fique atento

  • Incentive a criança a estudar, mas respeite seu desenvolvimento cognitivo. O estudo deve estar associado à alegria e ao bem estar.
  • Nas duplas, evite que uma criança ridicularize a outra ou que faça brincadeiras ofensivas.

A brincadeira só é boa quando todos se divertem. Se divertir à custa do outro não é brincadeira.

Supondo que você já realizou a primeira tarefa. Pense: Será que seu problema inicial de não saber a tabuada está resolvido?

A resposta é não. Ainda precisamos solidificar essas novas informações no cérebro.

E como faremos isso?

Continue lendo este artigo. Se ainda não fez a tarefa 1, retorne, imprima a tabuada, forme as duplas, divirta-se e só então continue.

Tudo bem? Está pronto?

Proposta 2

Nesse roteiro de trabalho proponho o uso de vídeo como outro meio para aprender a tabuada.

Assistir Videos

Que tal usar a TV, o computador, o tablet ou o celular como um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem?

Você se lembra da importância de estimular as várias partes do cérebro para uma efetiva aprendizagem?

Com a série de vídeos abaixo, você irá estimular os sentidos da visão e da audição.

Importante! Sempre responda em voz alta, assim você estará estimulando a oralidade.

Nos vídeos que apresento há um fator importante para o aprendizado que é a questão do vocabulário da matemática, mas isso eu deixo para comentar em outro artigo.

São muitos vídeos para assistir ou apenas ouvir. Por isso siga as dicas a seguir.

Dicas

  • Reserve um tempo para assistir ou ficar ouvindo a tabuada.
  • Lembre-se sempre da importância de falar em voz alta a resposta.
  • Também é possível ouvir a tabuada enquanto faz outras atividades, porém não é muito recomendado, pois você estará dividindo sua atenção.
  • Quando se sentir mais confiante assista apenas as tabuadas que ainda não está craque.
  • Por fim, continue estudando em dupla. O nosso caminho é cheio de voltas.

Vídeos da Tabuada da Adição

  1. Ordem Crescente Assistir.
  2. Ordem Decrescente Assistir.
  3. Aleatória Assistir.

Vídeos da Tabuada da Subtração

  1. Ordem Crescente Assistir.
  2. Ordem Decrescente Assistir.
  3. Aleatória Assistir.

Vídeos da Tabuada da Multiplicação

  1. Ordem Crescente Assistir.
  2. Ordem Decrescente Assistir.
  3. Aleatória Assistir.

Vídeos da Tabuada da Divisão

  1. Ordem Crescente Assistir.
  2. Ordem Decrescente Assistir.
  3. Aleatória Assistir.

Pronto para mais um passo?

Está na hora de usar lápis, borracha e papel.

Proposta 3

Bom, é chegada a hora do trabalho tradicional.

Exercícios, exercícios e mais exercícios, afinal de contas não é assim que se aprende?

Então, qual a resposta para a pergunta acima?

Efetivamente exercícios é uma das maneiras de se aprender e certamente, uma das mais usadas nas aulas de matemática.

Lembre-se que já vimos como se aprende estudando em dupla e para isso utilizamos a leitura e a oralidade. Vimos ainda como se aprende usando os recursos audiovisuais também como aliados à oralidade.

Aprender então passa a ser a busca de formas variadas de estudo. Pode ser que um método seja melhor para alguns, mas não será tão bom para outros.

Mesmo que de um jeito não lhe seja tão agradável é importante vivenciar e experimentar, pois dessa forma seu cérebro estará melhor preparado para guardar a informação de forma definitiva.

Pronto para uma lista de exercícios?

Então pé na estrada, ou melhor, tinta na impressora.

Imprimir Exercícios

Os exercícios que desenvolvi e apresento a seguir são uma sequência da tabuada. Ou, falando de outra maneira: É a tabuada no formato de contas armadas.

Para quem está aprendendo é fundamental ver, ouvir e praticar de formas variadas.

Quando você abrir o link para imprimir as atividades repare que haverá a opção para uma atividade por folha de sulfite, esta é a opção boa para estudantes ou responsáveis.

Há também a opção de quatro atividades iguais na mesma folha, boa opção para professores ou para trabalhar com várias crianças.

Portanto vamos ao que interessa.

  1. Exercícios da Tabuada da Adição.
  2. Exercícios da Tabuada da Subtração.
  3. Exercícios da Tabuada da Multiplicação.
  4. Exercícios da Tabuada da Divisão

Dicas

  • Você pode optar por copiar as atividades em seu caderno em vez de imprimir. Essa é uma boa alternativa pra quem deseja economizar tinta ou se preocupa com o meio ambiente.
  • Se você já tem outra lista de exercícios, use-a. Não precisa reinventar a roda.

Veja como a caminhada é longa e dura.

Afinal de contas onde queremos chegar mesmo? Qual o nosso objetivo? O que queremos?

A resposta parece fácil:

Queremos aprender a tabuada.

Na vida nada é tão fácil que não se possa complicar um pouco.

Então vamos aumentar os desafios.

Está na hora de outra proposta de trabalho.

Proposta 4

Que tal deixar o computador estimular o seu cérebro?

Coloque em prática tudo o que você aprendeu.

Não tenha medo, vergonha ou preguiça de voltar para as propostas anteriores e praticá-las novamente. Lembre-se:

O conhecimento avança, mas o caminho é cheio de voltas.

Observe a figura abaixo, leia as instruções, e ao final acesse o link para jogar.

Game da Tabuada

  • O jogo começa com a tabuada da adição do número 1.
  • Você verá uma conta da tabuada e quatro retângulos azuis, click no retângulo com a resposta correta.
  • Você pode trocar a tabuada escolhendo de 1 a 9 clicando nas setas em [Tab.].
  • Escolha também uma das outras operações: Subtração, Multiplicação ou Divisão clicando nas setas em [Ope].
  • E possível jogar também as tabuadas da Potenciação e Radiciação.
  • Na opção [Ver] você visualiza seus acertos e erros.
  • Clicando em [Novo] você zera o placar.

Vá em frente. Prossiga. Bom divertimento e

Tenha um ótimo aprendizado!


Encerramento


Este é o primeiro artigo que escrevo, foi fruto de muita pesquisa, estudo e dedicação.

Se as informações que você teve contato aqui lhe foram úteis, ajude a divulgar este site compartilhando o link em suas redes sociais.

Seus comentários também são bem vindos pois isso ajuda a ranquear no motor de busca do google e outros. Comentando você auxilia no crescimento desse site/blog.

Lembre-se:

A interação gera empatia e novos conhecimentos.

Seus comentários com suas críticas, suas idéias, as suas vivências ou sugestões poderão ajudar outras pessoas e ainda poderá ser usado para novos posts.

Compartilhe com seus amigos nas rede sociais (WhatsApp, Facebook, Twitter e outras), para isso use os botões acima e abaixo desse post.

Em breve disponibilizarei uma videoaula desse artigo (Espero cumprir essa promessa!).

Um grande abraço a todos e todas,

Autor: Márcio

Márcio Oliveira



Patrocinado



3 thoughts on “COMO APRENDER E ENSINAR A TABUADA – 4 Propostas de Trabalho com Significados para Professores, Estudantes e Responsáveis

  1. Amei suas propostas Márcio. Como professora e como mãe. Vou aplicar na classe e em casa. Depois te conto o resultado. Parabéns!

  2. Parabéns Marcio gostei do post bem objetivo e considerando possibilidades de metodologias e matérias que já fazem parte de nossa rotina em sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *