Cálculo Mental – Trabalhando em Sala de Aula com Desafios para Estimular o Raciocínio dos Estudantes

Cálculo Mental para Download em PDF​

O Cálculo mental é de suma importância para que os alunos melhorem suas habilidades no difícil processo do ensino e aprendizagem da matemática. Uma uma vez que consigam realizar cálculos, sem o uso de lápis e borracha, isso irá acelerar o seu raciocínio lógico matemático e, portanto, conteúdos relevantes poderão ser assimilados de forma mais eficiente.

O Cálculo mental é de suma importância para que os alunos melhorem suas habilidades no difícil processo do ensino e aprendizagem da matemática. Uma uma vez que consigam realizar cálculos, sem o uso de lápis e borracha, isso irá acelerar o seu raciocínio lógico matemático e, portanto, conteúdos relevantes poderão ser assimilados de forma mais eficiente.

Dessa forma apresento para você leitor esse conjunto de atividades, bem como as dicas de sequências didáticas, para trabalhar com os alunos na formação básica da matemática.

O conjunto de atividades elencado começa do básico com apenas contas de adição pois é o objetivo começar do mais simples e avançar para atividades mais complexas. Assim sendo seguiremos com as contas de subtração e por consequência chegaremos às expressões onde há as adições e subtrações.

As operações de multiplicação e divisão também estão presentes. Elas são fornecidas na forma de expressões numéricas afim de se alinharem às adições e/ou subtrações.

Veja a seguir duas maneiras de trabalhar esse conteúdo que traz como objetivo liberar o aluno do lápis e borracha e lançá-lo no desafiador mundo do cálculo mental.

Boas Aulas e Bons Estudos! 

Desafio em Duplas

1. Forme duplas e então entregue uma folha para cada aluno, sendo uma folha com a resposta e o outro aluno fica sem a resposta.

2. O aluno que tem a folha com a resposta deve ouvir o colega com o propósito de, quando necessário, corrigir se este errou o resultado.

3. Orientar os alunos para respeitar as dificuldades do colega de classe ao mesmo tempo que estes assimilam que não devem fazer “brincadeiras” ofensivas.

4. Após um certo tempo, ou ao concluir, deve-se trocar as folhas, dessa forma o aluno que estava corrigindo o colega passará a ler as questões sem a resposta e assim responder os resultados, afim de que  o seu parceiro faça as correções necessárias.

Dica: Ao fazer a correção de um resultado errado o aluno deve dizer que está errado, nunca falar a resposta certa. Com isso quem está respondendo poderá ter uma segunda, ou mesmo, uma terceira chance. Lembre-se o objetivo principal é o aprendizado. A alegria está em que todos alcancem esse objetivo.

Desafio na Lousa

1. Escreva na lousa as 10 contas sem colocar o sinal das operações (+, -, x ou :), então espere os alunos terminarem de copiar.

2. Coloque os sinais que estavam faltando a fim de começar a contar o tempo.

3. Oriente os alunos para que quando terminarem soltar o lápis e levantar a mão (sem falar ou gritar), com a finalidade de o professor chamá-lo à lousa afim de formar uma fila.

4. Combine antes com eles que apenas os 10 primeiros (defina uma quantidade) virão até a lousa, pois dessa maneira é possível realizar a dinâmica em um tempo razoável.

5. Faça a correção do caderno dos que estão na lousa informando se eles acertaram todas ou erraram alguma.

6. Após o término do tempo faça a correção na lousa com o intuito de que os alunos corrijam seus erros.

Link para Imprimir os Modelos em PDF dos Cálculos Mentais

Abaixo você vê um exemplo de uma atividade de cálculo mental já com a resposta com a finalidade de facilitar o processo de aprendizagem.

Lembre-se que há uma folha idêntica sem a resposta a fim de realizar a sequência didática proposta e com isso melhorar o raciocínio lógico matemático dos estudantes.

Exemplo de PDF com cálculo mental da subtração com a resposta

Clique no Botão abaixo para você abrir a tela onde será possível fazer download de várias atividades para cálculo mental com seus respectivos gabaritos.

App com Atividades de Matemática

Baixe o aplicativo para Android e treine a tabuada no formato de quiz e com isso melhore e diversifique o processo de aprender todas as tabuadas.

Ouça a tabuada falada e acompanhe mentalmente os resultados, certamente você vai se antecipar e conseguir responder antes de ouvir o resultado pelo aplicativo.

Configure o app a seu gosto e necessidade, ou seja, na ordem crescente, decrescente ou aleatória. Aumente ou diminua o tempo para ouvir a resposta. Escolha palavras chaves para assimilar os termos usados na matemática.

Estude mais de uma tabuada ao mesmo tempo e consequentemente você irá desenvolver o seu raciocínio bem melhor.

Avance um pouco mais e veja as expressões numéricas pois conforme o seu aprendizado for melhorando novos desafios são necessários.

Por fim, explore todas as atividades e conteúdos relacionados ao ensino fundamental na área matemática.

Bom estudo a todos!

Professor Márcio Oliveira

Atividades de Matemática
Baixe o Aplicativo para Android

Clique no Botão abaixo para abrir ir até a Play Store do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.